Mercado de shoppings centers tem alta

O varejo de shoppings centers vive hoje um bom momento no Brasil, aponta pesquisa realizada pela Ibope Inteligência. De acordo com o estudo, os centros comerciais devem faturar, em 2011, cerca de R$ 109,1 bilhões – no ano passado o resultado foi de R$ 89,5 bilhões. A soma representa 15,4% de todo o faturamento previsto para o varejo brasileiro em 2011.

“A entrada volumosa de capital externo e o crescimento significativo do poder de compra dos consumidores trouxe ao mercado de shopping center um dinamismo que não se esperava”, analisa Antônio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do Ibope Inteligência.

Até o ano passado, 381 shoppings centers estavam em operação no País. Com os lançamentos de 38 novos empreendimentos neste ano, o total de centro de compras chegará a 419, no final de 2011. Para 2012, a previsão é de mais 47 novos espaços sejam inaugurados.

EVOLUÇÃO – Do ponto de vista geográfico, os shoppings centers estão se interiorizando. Com os lançamentos dos próximos dois anos, 27 cidades com população abaixo dos 600 mil habitantes passarão a ter o primeiro centro de compras de médio e grande porte.

“O movimento é claro no sentido de atingir novos mercados fora dos grandes centros urbanos. Do ponto de vista regional, no entanto, continuará a elevada concentração dos novos empreendimentos na região sudeste”, diz Ruótolo.

Nos próximos três anos, a região Norte é a que terá maior crescimento do setor, com ampliação de 72% da base instalada. O Sudeste terá crescimento de 29%, e o Nordeste terá expansão de 20%. A região Centro-oeste e o Sul terão aumento de 16% e 15%, respectivamente.

Copyright © 2011 Exclusivo On Line. All rights reserved

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s