Cientista americano e artista holandesa criam seda à prova de balas

Material é utilizado para fins artísticos e médicos

Esqueça os vestidos macios e delicados. Um pesquisador do estado de Utah, nos Estados Unidos, se juntou a uma artista holandesa para criar uma seda à prova de balas.

Na verdade, o material (ainda) não resiste a um tiro normal. No entanto, testes feitos com disparos em velocidade reduzida mostraram que a seda não se rompia — ao contrário da seda comum, cujas fibras rasgavam.

O material tem aspecto similar ao da pele humana e foi desenvolvido a partir de bichos da seda geneticamente modificados com DNA de aranhas. A seda da teia da aranha é a fibra natural mais forte do planeta.

Os criadores, Randy Lewis e Jalila Essaïdi, acreditam que, no futuro, o produto poderá ser aplicado diretamente na pele. O objetivo seria, por exemplo, tratar vítimas de queimaduras, ou criar tendões e ligamentos artificiais.

Jalila também utiliza o material para fins artísticos. O experimento explora aspectos sociais, políticos, éticos e culturais envolvendo a segurança das pessoas.

— Será que num futuro próximo, devido à biotecnologia, não vamos mais precisar descender de deuses para sermos invulneráveis? — questiona a artista em seu site.

Segundo a INFO Online, o próximo passo é implantar a seda modificada em uma pessoa. O diretor de um museu da Bélgica teria se voluntariado para receber um pedaço da obra no próprio corpo. O procedimento deverá ser acompanhado por médicos, pois há riscos de rejeição.

Possibilidades de utilização do material para vestuário também não estão descartadas. Os coletes à prova de balas atuais são produzidos com muitas camadas de tecido. A seda criada por Randy e Jalila pode resultar em peças mais leves e igualmente resistentes.

Fonte: DONNA ONLINE ZH

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s